Walter Longo, Publicitário e Administrador de Empresas com MBA na Universidade da Califórnia, é empreendedor digital, palestrante internacional e sócio-diretor da Unimark Comunicação.
Anteriormente era Presidente do Grupo Abril e Mentor de Estratégia e Inovação do Grupo Newcomm – holding de comunicação do Grupo WPP que inclui as agências Young & Rubicam, Wunderman, Grey Brasil, VML, entre outras.
Já ocupou cargos de diretor regional para a América Latina do Grupo Young & Rubicam e presidente, no Brasil, da Grey Advertising, Wunderman Worldwide, TVA, MTV e do Grupo Newcomm Bates. Foi também sócio-fundador da primeira agência de Branded Content da América Latina, a Synapsys Marketing e Mídia.
Cada vez mais as empresas investem em ferramentas que identifiquem um potencial interessado em produto e/ou serviço, e que dêem início a um permanente diálogo e relacionamento individualizado com o cliente, uma espécie de ponte com esse consumidor. Walter Longo analisa as diferentes formas de se construir essa ponte e como torná-la sólida.
Em um mercado onde o domínio no comando das organizações é de executivos com a missão de resolver problemas, Walter Longo expõe a necessidade cada vez mais urgente de líderes com a capacidade de gerar desafios, e que não se contentem com dogmas e padrões vigentes.
Walter Longo discute o poder de manipulação da mídia que é cada vez maior em virtude da enorme credulidade da opinião pública.
As reuniões, apesar de importantes, têm se tornado uma praga dentro das organizações. Data-shows, frases prontas e a obsessão pelo consenso substituem a coragem competitiva e a responsabilidade individual, emperrando tomadas de decisões importantes e a agilidade na busca por novos negócios.
Para desfazer a vergonhosa imagem de subserviência do profissional da publicidade que a mídia vem ajudando a alimentar, Walter Longo propõe a mesma ação que o publicitário recomenda a um cliente que quer mudar de imagem.
A conhecida frase “falem mal, mas falem de mim” reflete um mundo onde a atenção é materia-prima cada vez mais escassa. Por isso, o sucesso ou fracasso de um produto, serviço ou mídia depende cada vez mais da sua capacidade de chamar a atenção do consumidor.
Saber o máximo de informações pessoais sobre um consumidor não é suficiente no mundo do database marketing. Saber a linha de interesse do consumidor e a hora de abordá-lo é mais importante.
Uma análise das vantagens e desvantagens da multiplicação de executivos no mercado publicitário.
Poucas pessoas tem idéia da importância do medo nas decisões empresarias. Agir ou reagir. Fazer ou deixar que façam. Tudo esta baseado no medo que move e paralisa as pessoas.
Por que fatos ruins vendem tanto jornal? Qual o efeito da distância no sentimento humano? Até onde nós nos identificamos com o sofrimento alheio? Estas e outras perguntas são discutidas nesta reflexão.