patrocinio.jpgNo Brasil, a legitimidade da negociação passa primeiro pela prova de que somos honestos. No entanto, essa representa uma das muitas dificuldades que enfrentamos no processo de negociação por aqui. Os interesses, a racionalidade, a base conceitual, os conflitos trabalhistas e as múltiplas alternativas criadas no desenvolvimento da negociação são debatidos no vigésimo programa da série “Seres Humanos de Negócios”. José Ernesto Bologna entrevista o consultor de negócios José Camarinha Patrocínio. Mais conhecido como Patrô, o professor de Negociação de Universidades como a USP e a Federal do Rio, explica as razões pelas quais o negócio é uma prática que pressupõe reflexão.

10 Comentários

  1. Grande Patro, como sempre uma grande licao sobre negociacao e seus desdobramentos nas culturas Subjetivas e Objetivas. Obrigado pela contribuicao … aplaudimos em pe’.

  2. Ótimo conteúdo.

    Parabéns ao “Patro” pelas belas lições de negociação.

    Abraços,

  3. Professor, você é 10.
    Aprendi muito e adorei suas aulas.
    Muito obrigada.

  4. Primeiro parabens pela iniciativa da serie. Ao ouvir a boa pergunta formulada pelo Sr. Bologna ao Prof. Patro de como poderiamos no Brasil fornecer aos futuros homens e mulheres de negocios as bases ou rudimentos da negociacao, eu gostaria de sugerir as escolas brasileiras a pratica de debate oratorial que meus filhos praticam aqui no Canada. Essa atividade e empregada em escolas publicas e particulares aqui no Canada assim como os famosos spelling bees norte americanos. As criancas aprendem a pesquizar, coordenar, escrever e defender seus pontos de vista ou argumentos a favor ou contra a tematica proposta reitando as regras de civilidade e valores humanos. Em geral os temas sao polemicos ou (controversials)sobre a politica atual ou historica ou ate sobre arte ou um tema subjetivo. Muitas coisas podem ser adquiridas pelos estudantes com a pratica do debate: falar em publico, pesquizar, escrever, fazer uma analise critica e negociar pontos de vista e defende-lo com paixao mas, conservando a cabeca fria preparando-os para futuros negociadores de seus proprio futuro em empresas ou de suas proprias ideias, invencoes ou conceitos. Obrigada pela oportunidade de ouvir boms pensamentos. Andrea.

  5. Parabéns pela entrevista!

    foi muito contrutivo para o nosso dia-a-dia.

  6. Parabéns pela entrevista, ficarei muito honrado de receber os titulos da literatura citada na entrevista.
    Obrigado

  7. Parabens pela excelente entrevista, foi muito construtiva sd lições ensinadas, e ficaria muito feliz em receber os titulos das literaturas citadas na entrevista também.
    Muito obrigado

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário