vera_maluf.jpgAs mudanças sociais ocorridas no século 20, em especial, as alterações da estrutura da família nuclear e suas consqüências são o tema da entrevista de José Ernesto Bologna com a Dra. Vera Maluf, psicóloga e mestra em Psicologia Clínica pela PUC de São Paulo. Em mais uma reflexão dentro da série “Seres Humanos de Negócios”, a membro do Comitê de Psicologia da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana comenta as modificações significativas e revolucionárias, ocorridas sobretudo nas décadas de 1960 e 1970, das mulheres sobre elas mesmas e também do mundo sobre elas. A quebra do papel da mulher-esposa-mãe e da estrutura da família nuclear são alguns dos temas que ganham espaço no esclarecedor bate-papo entre os psicológos José Ernesto Bologna e Vera Maluf em mais um programa da série “Seres Humanos de Negócios”.

18 Comentários

  1. falar sobre a nova mulher sempre é enriquecedor. os comentários da vera foram muito pertinentes às mudanças da sociedade atual.

  2. Nossa dileta mestra,Vera
    Suas palavras são enriquecedoras para nossa sociedade puramente marchista,
    pois a mulher é uma grande mestra além de cuidar dos filhos,esposa de seu trabalho
    de simesma,isso torna vocês /
    maiores mestra do bem.psicolas
    o quanto você deveria sair pelo
    Brasil afora fazendo palestras
    nos estados carentes o quanto o
    Piaui,que nosso Deus a cada dia esteja lhe abençoando em nome de Jesus,pois toda mulher sabia edifica a sua casa.

  3. Caros Maria Helena, Monica e Carlos Jonatas, agradeço a contribuição valiosa de seus comentários. É, sem dúvida, um grande incentivo para meu trabalho. Aproveito para agradecer novamente ao Bologna por esta rica oportunidade de troca de conhecimentos. Abraços a todos, Vera

  4. É sempre muito bom ouvir reflexões tão interessantes vindas de uma pessoa tão esclarecida como a Dra. Vera Maluf. Sinto-me honrada por ser mulher na sociedade atual e por ser tão bem representada.

  5. Cara Amanda, obrigada por suas palavras, sinto-me honrada em recebê-las. Abraço, Vera

  6. muito interessante seu comentario….um assunto comteporaneo a contrução da mulher nesta sociedade que vive em mudança…..

  7. Percebo, que quando falamos das mudanças da “mulher” de fato é muito estressante, adaptar-se a elas, dá impressão que estamos sempre correndo atras delas. Como conciliar tudo?
    Estas transformações estão gerando o fim da instituição familiar, isto nunca foi vivido antes, me preocupada muito essas mudanças.
    Fico grata pela sua atenção e parabéns pelo trabalho.
    Roselly

  8. Poderiam traduzir o que a doutora disse… ela tava lendo um livro??

  9. eu gostei desse resumo,é até interessante.
    poderiamos fazer até um debate.

  10. OLa !! boa noite meu nome è Carolina sou estudante do ultimo ano de psicologia. Gostaria se possivél referências bibliograficas com temas sobre mulher. (mulher pós-moderna, Diversidades de papéis desempenhado pelas mulheres, Vida de mulher, Mulher antes e agora, etc) E ainda o que você puder me enviar de material caso tenha algum. O meu TCC tem como tema, a mulher, ficaria muito grata se você puder me ajudar. Desde já agradeço, Carol

  11. OLa !! boa tarde meu nome è Aline sou estudante do ultimo ano de psicologia. Gostaria se possivél referências bibliograficas com temas sobre mulher. (mulher pós-moderna, Diversidades de papéis desempenhado pelas mulheres, Vida de mulher, Mulher antes e agora, etc) E ainda o que você puder me enviar de material caso tenha algum. O meu TCC tem como tema, a mulher pós-moderna, ficaria muito grata se você puder me ajudar. Desde já agradeço, Aline

  12. Oi meu nome é Rafael eu tenho 14 anos eu qria saber qual foi o papel da mulher e da familia na decada de 70,80 e 90.
    Alguem pode me responder é pra um trabalho da minha escola…
    OBG!!!

  13. Dra. Vera,

    Estou procurando o telefone de sua clínica. Gostaria muito de marcar uma consulta com você. Se você puder me enviar um e-mail para que eu posso marcar um consulta, agradeço imensamente!

    Att.

    Giovanna Fattori

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário