terraguar.jpgPromover a conscientização socio-ambiental dos moradores e empresas de Santana de Parnaíba, Barueri e região por meio de atividades educacionais e recreativas, que gerem ações em prol do meio ambiente. Eis o eixo de todas as atividades e ações que a ONG Terraguar promove desde sua fundação no ano de 2004. Porém, a maior causa abraçada pela organização é a do Tietê, o emblemático rio do estado de São Paulo que não desagua no mar. O PodAjudar conversa com Roberta Carvalheira, vice-presidente da Terraguar, que fala dos projetos da ONG, em especial da campanha “Saúde, Tietê”.
Acesse: www.terraguar.org.br

8 Comentários

  1. Todos os moradores de Alphaville, minimamente, deveriam estar preocupados com o estado de poluição do Rio Tietê e ativos nesta campanha. Literalmente, nossa região é, atualmente, o esgoto da Grande São Paulo.

  2. A atuação da Terraguar e de quem a compõe merece a admiração e apoio da Comunidade de Alphaville, pois apesar das dificuldades conhecidas das ONGs sem influência política, a entidade conseguiu converter uma postura limitada ao incômodo do mau cheiro emanado do rio em consciência da degeneração da qualidade do ar na região.
    Numa região apontada como de alta qualidade de vida, o que eleva os preços de morar e construir, e portanto alimentada por especulação imobiliária, é nobre e corajoso apontar que o problema não é mais do nosso olfato apenas, mas sim de nossos pulmões, nossos olhos e nossa pele.
    A abertura de espaço para o assunto nos jornais e revistas da região, apesar da proporção do faturamento publicitário de construtoras e imobiliárias em seus portfólios, demonstra o quão preocupante é o tema e que a Terraguar e seus colaboradores já são vitoriosos.
    Falta agora a mobilização plena pelo Abaixo-assinado; pena que a dor no bolso que os pedágios provocam seja mais “motivadora” para os moradores que a dor da consciência ecológica… Se não o fosse, veríamos tantos adesivos quanto os da campanha contra o pedágio de anos atrás nos nossos carros e de nossos vizinhos… Teríamos mais assinaturas, mais mobilização.
    Que cada um de nós faça a sua parte, o que também envolve trazer mais pessoas para a campanha.
    Saúde, Tietê ! Bravo, Terraguar !!!

  3. Realmente!

    O carlos Aguiar tem toda razão. Também sou morador de alphaville e estou muito impressionado com o cheiro forte que sinto no ar (principalmente durante a noite).

    Vocês devem imaginar o grande volume de impostos que as cidades de Barueri e Santana de Parnaíba recolhem devido aos condomínios Alphaville e Tamboré.

    Devíamos nós mobilizar para tentar dar uma solução para este problema.

    E a Terraguar esta a nossa disposição para isso

  4. Parabéns ao Pessoal que criou e mantém a ONG TERRAGUA, bem como a vocês do
    PodCastingBrasil por ter veiculado a entrevista de Roberta Carvalheira. Bom seria se todos nós, BRASILEIROS, tomássemos conhecimento do belo trabalho que
    os Voluntários da ONG estão executando em benefício do Rio Tietê.Provavelmente,
    tendo como exemplo a TERRAGUA, outras pessoas se mobilizassem na defesa da
    saúde de tantos outros Rios que cortam o nosso Pais. Nosso Meio Ambiente pede
    socôrro.

  5. Eu quero agradecer a preocupacao da Terraguar pela saude do rio Tiete .Acho que a gente tem muita culpa da poluicao, ninguem cuida o rio, todos contribuimos com a poluicao, mas sem prestar atencao e sem ter consciencia do que o rio traz muitas doencas a populacao. A proposta da terraguar deve ser pratrocinada por todas as empresas da regiao e os governos nacionais e municipais devem participar da ONG para cobrir os custos dos voluntarios e concientizar a populacao, ensinar, educar, no manejo do lixo e do esgoto.

    Escrevo desde Buenos Aires, aqui temos muitos rios com lixo e esgoto, o mais conhecido e o ?Riachuelo? na cidade da Boca, mas ninguemfaz nada por ele, nem o Governo nem as ONG.

    Mariana Garcia tambem acha uma boa ideia,vamos implementar aqui em Buenos Aires.
    Ela e timida, mas esta dando o seu apoio.

    Parabens Terraguar!!!

  6. Boa noite !

    Realmente… todos vocês tem razão, mas a culpa “n” é so do Governo e sim das cidadãos q n tem conciência ambiental…ñ tem noção q tudo volta contra ele… j estamos vendo os resultados das catastrofes ambiental, temos todos nós… ser humano… fazer nossa parte… repensar nossas atidudes… rever nosso consumo…
    Eu sou um voluntário da Ong Terraguar, e issu me faz ficar muito lisonjeado… eu j faço minha parte levo idéias para meus familiares e amigos… cm fazer um mundo melhor…

    É como todos falam – Se cada um fizer sua Parte!!!

    Parabéns equipe Terraguar msm… issu ñ é um “ong” e sim uma Familia…

    Eu parabenizo a PodCasting Brasil por esse espaço e se preocupar cm o Social.

  7. Oi.

    Concordo com o Lucas Feliciano onde ele diz que a culpa não é só do Governo, mas sim da população, que em sí não tem uma cultura ambiental desenvolvida,a consientização é fundamental sem dúvida agora é hora de agir com ela seja em casa ou apoiando projetos existentes, ou ainda, cobrando políticas que previnam e minimizem os impáctos causados no nosso rio. Moro em Santana de Parnaiba e vejo que apesar de a poluição está tão presente ali no rio tietê a população meio que ignora ou não da a devida importância ao fato. Então não basta ter conciêcia tem que agir com ela e mudar os ábitos.
    Não faço parte da ONG TERRAGUAR mas goataria muito, sou estudante de gerenciamento ambiental industrial da oswaldo cruz , adimiro muito a iniciativa estão de parabéns!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário