heleno2.jpgHeleno de Freitas foi um dos mais fascinantes jogadores da história do futebol brasileiro. Nos anos 1940, era o símbolo do glorioso Botafogo do Rio. Morreu aos 39 anos, atacado pela sífilis, internado em um sanatório de Barbacena. “Nunca houve um homem como Heleno” é o título do livro do jornalista Marcos Eduardo Neves. É a inspiração deste Podcast Bom de Bola de número 17. O filho de Heleno, Luiz Eduardo, dá entrevista exclusiva e emociona-se ao falar do pai. O lendário locutor e comentarista Luiz Mendes pede um gol que ele mesmo trata de narrar. A trilha sonora é feita de canções que o próprio Heleno gostava, segundo o relato de Marcos Eduardo. Coisa fina: Cole Porter, Billie Holliday, muito jazz e blues.

5 Comentários

  1. não o conheci. ouvi muito pouco e li menos ainda sobre Heleno. pouco este o bastante para tê-lo como eterno no cantinho da saudade. O ídolo eterno de quem o revenrecia no imaginário. Foi e será sempre uma estrela no céu glorioso de general Severiano.Heleno para sempre Heleno. Bambuí – MG.

  2. Sou saojoanense,tenho 33 anos, conheço da historia do lendário Heleno contada pelos meus conterrâneos apaixonados pelo futebol de estrelas. Meu pai ao 13 anos foi no seu velorio (Todos alunos da Escola Estadual Coronel José Brás)Acho que a homenagem de sua cidade natal é muito simples para quem foi um astro do futebol brasileiro, um simples busto de bronze numa pedra, penso que deveriam fazer um museu. Os nossos jovens não sabem da história do saudoso Heleno de Freitas. Ninguem divulga nada sobre sua historia em São João Nepomuceno, ouvi dizer que na Argentina a homenagem numa praça é mais honrosa que de sua terra Natal.

  3. Heleno sem dúvida foi uma estrela! Digo isso, não somente porque fui criada em São João Nepomuceno, mas também porque sou Botafoguense (assim como meu avô que foi amigo de Heleno).
    Um fato bastante curioso a respeito da história deste astro refere-se a criação do Clube Botafogo em São João Nepomuceno, onde Heleno foi um dos fundadores, isso mesmo, em São João também temos o nosso clube Botafogo e muitas pessoas que moram em São João e frequentam o clube, nem sequer sabem porque aquele local recebeu este nome. Está na hora da nossa cidade valorizar a sua própria história, antes que ela se perca no tempo e caia no esquecimento completo.

  4. QUANDO EU ERA CRIANÇA E O MEU NOME SER RARO(HELENO) ME CHAMAVAM HELENO DE FREITAS E EU NÃO SABIA DA HISTÓRIA DESSE FAMOSO CRAQUE DO BOTAFOGO.MAIS TARDE QUANDO ME TORNEI JOVEM DESCOBRÍ PELAS INFORMAÇÃOES E LEITURAS SOBRE FUTEBOL. FOI DEMAIS CONHECER A HISTÓRIA DO MEU CHARÁ!

  5. Li o livro sobre o craque Heleno de FReitas. Dono de uma genialidade incomum, foi uma pena ter morrido tão cedo. Culpa da sífilis, não detectada no início de sua carreira, Daí seu temperamento instável, intempestivo e de convivência difícil. A doença o matou, de maneira trágica. Fui a uma peça teatral sobre Heleno e aguardo o filme. Não se pode falar do Botafogo sem lembrar o inigualável Heleno.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário