darwin.jpgApós concluir a reflexão sobre o behaviorismo, José Ernesto Bologna nos introduz à Psicologia Evolutiva, que deverá ser uma das mais importantes psicologias do inicio do século XXI. A Psicologia Evolutiva, que traça um paralelo com a teoria da evolução das espécies de Darwin, estabelece a contradição entre a biologia e os valores culturais de nossa sociedade e muitas outras questões que estão nos fundamentos de nossas estruturas sociais.

5 Comentários

  1. Esta palestra é de suma importância para todas as pessoas que, de qualquer forma, estão inseridas no mercado de trabalho, principalmente, aquelas que exercem cargos de chefia.
    Parabéns pela inciativa.

  2. gostaria muito que vocês me mandassem algo que fale sobre psicologia evolutiva e a nutrição.
    URGENTE!!!!

  3. Sônia, obrigada pelo interesse em nossos programas. O seu pedido está sendo providenciado e assim que possível lhe enviarei as informações desejadas.
    Um abraço!

  4. Sr. Bologna, ao começar a escutar sua explanação achei bastante interessante. Parabenizo-o pela maior parte de sua fala, porém, quando começou a falar sobre o Behavioirismo, percebi uma certa desinformação de sua parte a respeito. Até porque ficou bastante claro sua simpatia pela Psicanálise, bem como que sua prática profissional é de Administrador. O reducionismo existiu sim na Psicologia Behaviorista e talvez ainda existam hoje alguns teóricos conservadores que continuem adotando tal pensamento. Porém, a Psicologia Behaviorista avançou depois disso e trabalha há muitos anos (pelo menos 30) também com o comportamento encoberto, que abrange todas as emoções; além de outros princípios; e não só com o comportamento aberto (o que se vê), como colocado por você. Portanto, se você queria mostrar que entende um pouco de cada uma das teorias as quais mencionou, deveria ter estudado e se informado mais, porque é uma pena que pessoas leigas tenham uma idéia não muito correta sobre a referida vertente teórica. Desculpe-me o atrevimento, mas penso que no momento em que você abriu esse espaço e também se expôs em um programa, deve estar preparado para críticas também negativas. No mais, como disse, gostei muito e concordo a respeito da Psicologia Evolucionista, com a qual venho também trabalhando há 4 anos. Um abraço.

  5. Sr. Bologna. concordo com que a Alegria falou sobre sua explanação! Porem, acredito que a pessoa acima não se deu conta que a sua apresentação foi no ambito critico, ou melhor, em parte parece uma resenha. Tambem percebi na sua narrativa que o Sr. ” aproveito para vender seu queijo”, ou melhor saindo da linguagem metaforica, simbolica, o Sr. apresentou uma tese, uma anti-tse e uma sintese, desta forma nos mostrando uma verdade. Bom estarei escutando o Sr. , se não entender ou querer me responder, o email acima é a sua forma de comunicação comigo. Tambem quero parabeniza-lo pela iniciativa de discussão ou melhor de exposição destes assuntos, porque é atraves da discussão que chegaremos a um veredicto! Boa sorte em seu trabalho! =D

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário