Entrevistas sobre o negócios, marketing, cultura, entretenimento e muito mais…
Por que três jornalistas que editam uma das mais presitigiadas revistas sobre economia e negócios do Brasil resolveram se reunir para fazer um blog sobre futebol? Descubra nessa divertida entrevista com os editores da Istoé Dinheiro Christian Carvalho da Cruz e Fábio Altman. Eles contam a Olavo Oliveira o que os levou a fugir um pouco do mundo frio dos números e projeções para bater uma bola literária com textos mais divertidos e livres. O resultado é um dos blogs mais interessantes da internet, o Caroço, que reúne histórias deliciosas que, como o próprio blog diz, “falam da redonda, da gorduchinha, da criança, do balão, do esférico, da pelota, do melão, do capotão, enfim, do caroço.”
Raul Medici Ferreira conversa com Milton Leme, diretor de tecnologia da informação da Fundação para o Desenvolvimento da Educação, órgão ligado à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Ele fala sobre a universalização da informática e outros bem-sucedidos projetos de inclusão digital de alunos e professores da rede pública estadual de ensino.
Superintendente do São Paulo Futebol Clube, tricampeão da Copa Libertadores de 2005, o médico-ortopedista Marco Aurélio Cunha é conhecido por falar o que pensa e criticar duramente os problemas do futebol brasileiro, como o despreparo das arbitragens. Por isso, ganhou o apelido na mídia de “baixinho invocado”. Nesse bate-papo com Olavo Oliveira, ele fala sobre o que tem feito na gestão do São Paulo para fazer o time se manter entre os grandes do País e servir de contraponto ao amadorismo e à politicagem que ainda persistem em muitos clubes pelo Brasil.
Walter Longo, Yacoff Sarkovas e Alexandre Borges colocam em debate a política de incentivos fiscais do governo para a cultura brasileira. Maior crítico das Leis de Incentivo à Cultura no País, Sarkovas aponta os principais defeitos do sistema, como a transferência da responsabilidade do governo a empresas privadas de definir políticas culturais para o País, além da possibilidade que as Leis abrem para as empresas de utilizarem o dinheiro público advindo da renúncia fiscal para fazer marketing cultural.
Em 1986, Paulo Lima, era um garoto apaixonado por surf que não gostava do modo como a mídia retratava a sua geração. Quase vinte anos se passaram desde que ele lançou a Revista Trip, que revolucionou a maneira de se comunicar com o jovem e trouxe para outras dezenas de revistas customizadas que levam o selo da Editora Trip, do qual é diretor, esse jeito diferente de falar com os leitores. Em entrevista a Olavo Oliveira e Raul Medici Ferreira, Lima se diz um “antropólogo frustrado” que nada mais quer com a revista do que entender as pessoas, coisa que até hoje não conseguiu. Mas não ha de ser nada, pois como ele afirma, “o que interessa é a viagem, não é chegar”.
O casamento do marketing com ações de cunho cultural e social é hoje uma realidade. Quem garante isso é um dos maiores especialistas do País em gestão de patrocínios de investimento em arte, cultura e ações sociais, Yacoff Sarkovas. O presidente e fundador da Articultura Comunicação por Atitude e o sócio-diretor Alexandre Borges falam a Walter Longo sobre o sucesso do evento Com:Atitude e sobre como uma empresa pode e deve investir em patrocínio sem o risco de que isso se transforme em mecenato.
Sucesso em mais de 20 países, a Cow Parade, a maior exposição de arte de rua do mundo, chegou este mês a São Paulo espalhando dezenas de vacas nos principais pontos da cidade. Em um bate-papo com Olavo Oliveira a diretora da Toptrends Tendências em Comunicação, Catherine Duvignau, responsável pela vinda da exposição ao Brasil, fala sobre essas experiência inovadora que alia a valorização da arte nacional a um trabalho de responsabilidade social.
Experiente publicitário da área de mídia, Cláudio Venâncio faz um retrospecto da migração de poder no comando das agências do atendimento para a criação e dá exemplos de mercados onde hoje é o profissional de mídia quem assume a direção. Presidente do Grupo de Mídia de São Paulo, ele fala a Walter Longo sobre o trabalho que realiza de atualização dos profissionais e publicação de livros voltado a pessoas interessadas na área de mídia.
Walter Longo, Raul Medici Ferreira e Olavo Oliveira conversam com um dos mais importantes especialistas em design e branding no Brasil, Lincoln Seragini, sócio-diretor da Seragini Farné Design de Idéias. Ele fala sobre a sua experiência de quase 40 anos de mercado criando a imagem de uma série de marcas e produtos conhecidos do público brasileiro, diz que as empresas devem adotar o conceito de design em sua gestão e lança a campanha: o design é a nova alma do negócio.
Na continuação do bate-papo com Walter Longo, Raul Medici Ferreira e Olavo Oliveira, o consultor de mídia Antônio Rosa Neto fala sobre revoluções na mídia com o surgimento das agências de mídia, que já viraram realidade no mercado internacional, e as novas tecnologias como o rádio sob demanda ou Podcasting, e a implantação do rádio digital no Brasil prevista para o final de setembro.